CF Maria Sebastiana de Oliveira

AV. Dos Magistérios, S/N - Praia da Rosa - Ilha do Governador - RJ | CEP: 21920-455
☎ Telefone: (21) 2462-4720
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 19h - Sábado das 08h às 12h
Gerente: Fernanda Martins | CNES 6568491 - ESF: 06 | ESB: 03

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Dia 28 de Junho - Dia da Consciência Homossexual

Dia 28 de Junho - Dia da Consciência Homossexual

Hoje 28 de Junho celebra-se o Dia da Consciência Homossexual.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Dia 26 de Junho - Dia Mundial de Combate às Drogas

Dia 26 de Junho - Dia Mundial de Combate às Drogas


Dia 26 de Junho é o Dia Mundial de Combate às Drogas. A conscientização é uma importante forma de prevenção também neste caso. O uso de drogas já se tornou uma questão de Saúde Pública por conta do alto número de dependentes químicos. E o problema que estes números crescem a cada dia. É importante salientar que quando falamos em dependência em drogas não nos referimos apenas àquelas entorpecentes (cocaína, heroína, LSD, crack, maconha, ecstasy...) mas também ao consumo excessivo de determinados medicamentos controlados, os chamados tranquilizantes. Principalmente Diazepam, que tem sido muito utilizado por adolescentes e adultos que dizem causar o mesmo "efeito" da cola de sapateiro. nestes casos o problema é grande também pois o mesmo é vendido em farmácias. As chamadas "drogas legais" que mesmo com controle rigoroso da fiscalização e com retenção da receita sendo obrigatória para a liberação acabam nas mão dos que desejam "usufruir" deste medicamento.
Diga NÃO às drogas.

ACADEMIA CARIOCA DA SAÚDE MARIA SEBASTIANA DE OLIVEIRA

ACADEMIA CARIOCA DA SAÚDE MARIA SEBASTIANA DE OLIVEIRA



A Academia Carioca da Saúde é uma nova abordagem da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC-RJ) para a promoção da saúde e a prevenção de doenças e suas complicações, por meio da facilitação do acesso da população carioca à prática regular de atividade física, orientada por profissional de educação física especializado.

Pratica esta que pode ser realizada nos equipamentos instalados na unidade de saúde, ou qualquer outro tipo de atividade física que possa ser realizada na área de abrangência da unidade de saúde.

O público alvo da Academia Carioca da Saúde são os hipertensos, diabéticos, obesos e pessoas em sobrepeso.

Objetivos:
• Aumentar o nível de atividade física na população do município do Rio de Janeiro para melhorar sua qualidade de vida, promover a saúde, prevenir doenças e suas complicações.


• Expandir as Unidades de Saúde com Academia Carioca da Saúde e fortalecer a Rede Multiplicadores em Atividade Física.



•Incentivar e apoiar ações interdisciplinares da Unidade de Saúde e do território para promoção da prática de atividade física regular.



•Estimular a prática de atividade física de forma sistematizada no interior da Unidade de Saúde com supervisão de um profissional de educação física.



•Promover a prática da ginástica laboral para os funcionários.



 Hoje a nossa unidade conta com os equipamentos da academia ( estes destinados ao público-alvo), grupo de caminhada, ginástica laboral e dança de salão. Próxima atividade a ser implantada será o futebol infantil.
Todas as atividades contam com a parceria de funcionários e os próprios usuários da Clinica da Família Maria Sebastiana de Oliveira, que realizam de forma voluntária um trabalho para a comunidade onde estão inseridos.
 RESULTADOS OBTIDOS

Com a prática regular de atividades físicas muitos de nossos usuários já alcançaram resultados positivos.  Tanto os hipertensos, diabéticos e aqueles com sobrepeso veem melhoras na condição física, fisiológica e psicossocial. Dentre elas: diminuição da circunferência abdominal e ponderal, melhor controle da PA e da glicemia, melhoras na flexibilidade, e a unanimidade é a melhoria na qualidade do sono tanto na duração como na realização de um sono continuo.
Para o controle dessas melhorias nossos alunos passam por uma reavaliação a cada 6 meses, onde esses dados são registrados. A partir desses dados muitos de nossos usuários já puderam diminuir medicamentos e até interromper o uso dos mesmos.

MUITO ALÉM DOS APARELHOS
Academia carioca da saúde é um conceito ampliado de atividade física no território coberto pela unidade de saúde.
Academia carioca da saúde Maria Sebastiana de Oliveira realiza palestras, grupos de artesanato, caminhada, dança de salão, visitas domiciliares (realizadas para os usuários impossibilitados de se locomoverem até a unidade de saúde), passeios culturais e todo mês realizamos um delicioso café da manhã para os aniversariantes do mês.


grupo de artesanato (material reciclável)

passeio para Mesa do Imperador

palestra sobre alimentação saudável
orientação na sala de espera
café da manhã 
grupo de gestantes 


 A professora Fernanda Azambuja sempre colabora com os grupos comandados pelas equipes de saúde, com a finalidade de orientar os usuários sobre importância da pratica de exercícios físicos e de uma alimentação balanceada, tudo é planejado durante as reuniões de equipe.



segunda-feira, 18 de junho de 2012

Campanha de Vacinação 16 de Junho de 2012

Campanha de Vacinação 16 de Junho de 2012

No dia 16 de junho participamos com louvor da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite. Em nosso PV foram vacinadas 306 crianças e em nossos PVs externos que se concentram na Igreja N.Srª de Fátima, Colégio Rodrigo Otávio e Alice Tibiriçá imunizamos respectivamente 359 e 166 crianças. No geral, imunizamos 831 crianças, fora reforço e atualização de vacinas. Nosso trabalho foi bem realizado e um sucesso.
Participaram dos nossos PVs a Gerente da Unidade Fernanda Lopes, os Administrativos Ana e Richard, as Enfermeiras Magna Paula, Laísa Mendes, Liliane Caldas e Marcelle, a Médica Érika, os Técnicos de Enfermagem Andréa Campos, Washington Lima e Genílson de Araújo. Além da Acadêmica de Enfermagem Fabiana e os ACS Denilda, Cíntia, Elina, Nilda, Edjane, Márcia, Luciana, Cláudia e Fabiana. Muito obrigado a todos.

Atendimento ágil

Boa recepção
Técnico Genílson e Enfª Laísa

Drª Érika imunizando uma de nossas crianças

Sucesso absoluto

Carinho, atenção e responsabilidade

Técnico Washington também a postos

Cordialidade a serviço da população

sábado, 16 de junho de 2012

Dia 16 de Junho - Dia de Vacinação contra a Polimielite

Dia 16 de Junho - Dia de Vacinação contra a Polimielite


Hoje dia 16 de Junho é dia de vacinar seu filho contra a Poliomielite. Apesar de erradicada a vacinação é importante para que esta doença não contamine as regiões onde não há mais casos registrados, como no Brasil por exemplo. Formando a chamada barreira imunológica. Isso é importante, pois o vírus ainda está ativo em alguns países da África e da Ásia e este tipo de ação evita que ele seja reintroduzido nestas áreas. Para ratificar tudo isso, as campanhas de imunização devem ser repetidas todos os anos. 

terça-feira, 5 de junho de 2012

05 de Junho - Dia Mundial do Meio Ambiente

05 de Junho - Dia Mundial do Meio Ambiente

Hoje 05 de Junho comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. A criação da data foi em 1972, em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de tratar de assuntos ambientais, que englobam o planeta, mais conhecido como conferência das Nações Unidas.
A conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, em que a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, de tal modo que a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.
Nessa reunião, criaram-se vários documentos relacionados às questões ambientais, bem como um plano para traçar as ações da humanidade e dos governantes diante do problema.
Vamos proteger a natureza ela é o nosso maior bem.


Proteja a Natureza. 

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Dia Mundial da Luta Contra o Tabagismo

Dia Mundial da Luta Contra o Tabagismo

No dia 31 de Maio comemora-se o Dia da Luta Mundial Contra o Tabagismo. Aqui na Clínica realizamos diversas atividades para lembrar aos nossos usuários e a população em geral sobre os malefícios que o cigarro traz. Incluindo as principais doenças provocadas pelo fumo. Com destaque para para o câncer bucal. 
Todos os usuários foram examinados e 3 serão encaminhados para a estomatologia por apresentarem lesões pré-malignas.
O grupo foi organizado pela nossa Equipe de Saúde Bucal representadas pela Dentista Naiara, a TSB Maria Lúcia e as ASBs Valdinha e Cristiane.










A TSB Maria Lúcia, Dentista Naiara e ASB Valdinha

Orientação com competência

Explicações sobre os males do cigarro

A TSB Maria Lúcia, Dentista Naiara, ASB Valdinha e Cristiane

Todos atentos

Equipe sempre pronta para os esclarecimentos

Dia do Desafio

Dia do Desafio

Realizado anualmente sempre na última quarta-feira do mês de maio, o Dia do Desafio foi criado no Canadá, em 1983, e vem sendo difundido mundialmente pela Trim & Fitness International Sport for All Association (Tafisa). Este dia tem por objetivo o incentivo à prática de atividades físicas.

Profª Fernanda agitando o nosso "Dia do Desafio"
Na nossa Clínica, as atividades foram realizadas pela Academia Carioca através da Profª Fernanda e iniciamos o dia com uma aula de alongamento.


Alongamento para darmos a largada neste dia especial


Depois, realizamos uma caminhada ao longo do Corredor Esportivo do Moneró, onde fica nossa Clínica.
Alegre caminhada com a Profª Fernanda


Posterior a esta atividade, tivemos uma aula de Dança de Salão ministrada pelo nosso Professor Voluntário, João Ricardo que deu prosseguimento a este dia de atividades.

Prof. João Ricardo

Téc. de Enfermagem Lenira e o Prof. João Ricardo

Na parte da tarde, iniciamos também algumas atividades com os adolescentes como circuito, queimado, pique-bandeira entre outras.

Profª Fernanda: Integração com os adolescentes

Muitas brincadeiras

E ao longo do dia, a academia ficou aberta para os usuários realizarem os exercícios nos nossos equipamentos.

Academia aberta aos nossos usuários

Felicidade por um dia produtivo e saudável


Infográfico

12 Grupos de Saúde
em nossa unidade.
2,450,000 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
28.876 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Saúde nas Escolas
Integração com as escolas e creches locais.
Protagonismo Juvenil
Grupo de adolescentes que apóiam as ações de promoção da saúde existentes na unidade.
Integração
Saúde da Família e Vigilância em Saúde.
Integração
Ensino-Serviço-Comunidade
Academia Carioca
Atividade física diária pode mudar sua vida.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

AV. Dos Magistérios, S/N - Praia da Rosa - Ilha do Governador - RJ

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 19h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 2462-4720

Tecnologia do Blogger.

Seguidores