quarta-feira, 27 de junho de 2012

ACADEMIA CARIOCA DA SAÚDE MARIA SEBASTIANA DE OLIVEIRA



A Academia Carioca da Saúde é uma nova abordagem da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC-RJ) para a promoção da saúde e a prevenção de doenças e suas complicações, por meio da facilitação do acesso da população carioca à prática regular de atividade física, orientada por profissional de educação física especializado.

Pratica esta que pode ser realizada nos equipamentos instalados na unidade de saúde, ou qualquer outro tipo de atividade física que possa ser realizada na área de abrangência da unidade de saúde.

O público alvo da Academia Carioca da Saúde são os hipertensos, diabéticos, obesos e pessoas em sobrepeso.

Objetivos:
• Aumentar o nível de atividade física na população do município do Rio de Janeiro para melhorar sua qualidade de vida, promover a saúde, prevenir doenças e suas complicações.


• Expandir as Unidades de Saúde com Academia Carioca da Saúde e fortalecer a Rede Multiplicadores em Atividade Física.



•Incentivar e apoiar ações interdisciplinares da Unidade de Saúde e do território para promoção da prática de atividade física regular.



•Estimular a prática de atividade física de forma sistematizada no interior da Unidade de Saúde com supervisão de um profissional de educação física.



•Promover a prática da ginástica laboral para os funcionários.



 Hoje a nossa unidade conta com os equipamentos da academia ( estes destinados ao público-alvo), grupo de caminhada, ginástica laboral e dança de salão. Próxima atividade a ser implantada será o futebol infantil.
Todas as atividades contam com a parceria de funcionários e os próprios usuários da Clinica da Família Maria Sebastiana de Oliveira, que realizam de forma voluntária um trabalho para a comunidade onde estão inseridos.
 RESULTADOS OBTIDOS

Com a prática regular de atividades físicas muitos de nossos usuários já alcançaram resultados positivos.  Tanto os hipertensos, diabéticos e aqueles com sobrepeso veem melhoras na condição física, fisiológica e psicossocial. Dentre elas: diminuição da circunferência abdominal e ponderal, melhor controle da PA e da glicemia, melhoras na flexibilidade, e a unanimidade é a melhoria na qualidade do sono tanto na duração como na realização de um sono continuo.
Para o controle dessas melhorias nossos alunos passam por uma reavaliação a cada 6 meses, onde esses dados são registrados. A partir desses dados muitos de nossos usuários já puderam diminuir medicamentos e até interromper o uso dos mesmos.

MUITO ALÉM DOS APARELHOS
Academia carioca da saúde é um conceito ampliado de atividade física no território coberto pela unidade de saúde.
Academia carioca da saúde Maria Sebastiana de Oliveira realiza palestras, grupos de artesanato, caminhada, dança de salão, visitas domiciliares (realizadas para os usuários impossibilitados de se locomoverem até a unidade de saúde), passeios culturais e todo mês realizamos um delicioso café da manhã para os aniversariantes do mês.


grupo de artesanato (material reciclável)

passeio para Mesa do Imperador

palestra sobre alimentação saudável
orientação na sala de espera
café da manhã 
grupo de gestantes 


 A professora Fernanda Azambuja sempre colabora com os grupos comandados pelas equipes de saúde, com a finalidade de orientar os usuários sobre importância da pratica de exercícios físicos e de uma alimentação balanceada, tudo é planejado durante as reuniões de equipe.



Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

AV. Dos Magistérios, S/N - Praia da Rosa - Ilha do Governador - RJ

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 19h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 2462-4720

Tecnologia do Blogger.

Seguidores